Associações Rurais são beneficiadas com Curso de Manutenção de Tratores Agrícolas pelo SENAR/MT

Por Luiz Carlos Bordin

O município de São José dos Quatro Marcos recebeu o curso de Manutenção de Tratores Agrícolas realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT).

O momento foi organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Fomento Agropecuário, Indústria e Comércio, em parceria com o Sindicato Rural e a Central das Associações dos Produtores Rurais.

O objetivo foi capacitar os participantes a realizar a adequação em serviços de manutenção de tratores agrícolas, visando qualificar os tratoristas das associações rurais do município, que possuem tratores agrícolas públicos cedidos para uso.

No curso foi abordado diferentes temas, com aulas teóricas e práticas. Dentre os assuntos, a limpeza e troca de filtros de óleo e ar, troca de líquido de arrefecimento (radiador), troca de óleos lubrificantes de motor, drenagem e troca do óleo do cárter, aferição do nível do óleo, lavagem e operação de tratores agrícolas, leitura de manuais, leitura do painel, dentre outros.

Nesse propósito, a formação visou oferecer maior conhecimento aos tratoristas de associações rurais, garantindo maior qualidade na manutenção nos tratores agrícolas em uso pela Agricultura Familiar local, uma vez que capacitar os operadores dos tratores agrícolas são fundamentais para garantir uma maior vida útil dos tratores agrícolas repassados em cessão de uso pela Prefeitura Municipal para a Agricultura Familiar do município.

Todas as associações do município que possuem tratores agrícolas repassados em cessão de uso pela Prefeitura Municipal tiveram vagas para cadastrar um participante cada.